(24/08/2005 – 17:44)
O Distrito Federal passa a contar, a partir desta quarta-feira (24), com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, resultado de uma parceria entre o GDF e o Governo Federal para realizar a assistência pré-hospitalar de emergência em vias públicas e em domicílios. Para acionar o novo serviço, basta a população ligar gratuitamente para o número 192. O atendimento vai garantir maior chance de sobrevivência a pacientes graves porque propiciará a remoção em situações de urgência 24 horas, sete dias por semana, em todo o Distrito Federal.
O Samu funcionará inicialmente com um total de 450 funcionários, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, motoristas, atendentes, rádio-operadores e pessoal administrativo, além de 30 ambulâncias de atendimento básico e sete de suporte avançado (UTIs).
A sede do Samu conta com uma Central de Regulação, montada no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde (SIA). Informatizada pela CODEPLAN, a Central dispõe de 21 microcomputadores e toda infra-estrutura física e lógica para garantir o funcionamento 24 horas da Central, sete dias por semana. Para o pleno funcionamento do call center 192, a CODEPLAN, parceira da Secretaria de Saúde em outros projetos, disponibilizou 52 atendentes, dois supervisores, um monitor e uma equCODEPLAN de controle de qualidade composta por cinco técnicos, além de adequar e homologar o sistema operacional do Samu. A CODEPLAN tem larga experiência na área de call center, tendo sido pioneira, em 1984, ao lançar o Serviço de Atendimento ao Cidadão – Seaci, telefone 156.
A Central de Regulação vai atender aos chamados de emergência pelo 192 – de telefones fixo, celular e público (“orelhão”) – e determinar o deslocamento de uma ambulância que fará o atendimento ao paciente, transportando-o para um hospital, ou fazendo a remoção de doentes entre uma e outra unidade de saúde.
Durante a inauguração do novo serviço, no Setor de Indústria, o governador Joaquim Roriz fez um balanço dos 14 anos em que está à frente do GDF, ressaltando os principais projetos realizados e os que ainda estão sendo finalizados, enfatizando que nesse tempo ele e sua equCODEPLAN trabalharam muito para melhorar a vida do povo de Brasília, que hoje tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. “Esta solenidade marca uma nova fase do relacionamento com o Ministério da Saúde” disse o governador, a proveitando a oportunidade para convidar o presidente Lula para participar, amanhã, da inauguração da duplicação da via L4 Norte.
O presidente Lula ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Samu e que as últimas parcerias com o GDF na área de Saúde visam acabar com a velha idéia de que o melhor da Saúde em Brasília é o avião. “Com o Incor, a perfeição do Sarah e agora o Samu, estamos dando uma dimensão de que aqui (em Brasília) tem que se oferecer o que há de melhor em Saúde”, disse o presidente.
Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal
Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080 E-mail: ipe@ipe.df.gov.br Telefone: 3342.2222