Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/12/14 às 20h40 - Atualizado em 29/10/18 às 12h03

CODEPLAN apresenta Censo Empresarial de Valparaíso de Goiás

COMPARTILHAR

No dia 18 de dezembro, Valparaíso de Goiás conheceu os resultados do Censo Cadastro Empresarial, realizado pela CODEPLAN, em parceria com a prefeitura da cidade.

Segundo Newton Marques, economista da CODEPLAN que apresentou os dados naquela cidade, a pesquisa censitária foi bastante significativa. Apenas 4,2% dos empresários da cidade não responderam à pesquisa, em um universo de 3.433 empresas das 22 localidades visitadas. Das empresas, quase 55% do total têm mais de três anos de atividades.

O Censo mostrou que, dentre as empresas formalizadas, há predomínio dos microempreendedores individuais (32,77%) e das microempresas, com 37,65% do total. A informalidade está representada por quase 23% do total das empresas.

Segundo o Censo, o setor empresarial que predomina em Valparaíso é aquele que pouco emprega mão de obra (até 10 empregados), totalizando pouco mais de 2/3 das empresas. Os microempresários individuais – MEI, que não têm empregados, correspondem a quase 27%, e aquelas empresas com um a dois empregados correspondem a quase 40% do total.

Segundo Newton Marques, outro destaque do Censo é que as empresas fazem compras no próprio município. “Isto quer dizer que cerca de 52% das compras dos produtos comercializados em Valparaíso são feitas na cidade. Além disso, nos surpreendeu o fato de que as compras no DF representam apenas 19,08%, semelhante às compras feitas em outros Estados, de 19,04%”, disse ele.

Veja os demais números do Censo aqui.

Texto: Nilva Rios

IPEDF - Governo do Distrito Federal

Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal

Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080
E-mail: ipe@ipe.df.gov.br
Telefone: 3342.2222