Sistema on-line atende demanda da Secretaria de Justiça para melhor acompanhamento da situação dos socioeducandos
Jornada, este é o nome do sistema online que foi desenvolvido pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (ipe), para a Subsecretaria do Sistema Socioeducativo gerir e acompanhar a trajetória de jovens que cumprem medidas nas unidades de internação do DF.
A ferramenta faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria de Justiça de Cidadania (Sejus) e a ipe. Além disso, a equipe da subsecretaria foi capacitada por técnicos da Companhia para que possam desenvolver a estrutura do sistema.
“Com o sistema Jornada, os jovens recebidos no socioeducativo contam com um processo sistematizado que faz o acompanhamento dinâmico e preciso deles dentro das unidades”, explica Alexandre Santos, gerente de Demografia, Estatística e Geoinformação da ipe.
Para o Subsecretário do Sistema Socioeducativo, Demontiê Filho, “Esta é uma construção histórica para o sistema socioeducativo e abre portas para que outros estados também adotem a ferramenta, possibilitando uma integração nacional de dados”.
Ainda dentro do Acordo de Cooperação Técnica, a ipe também desenvolveu uma pesquisa que traçou o perfil sociodemográfico e atribuições dos profissionais que atuam no sistema socioeducativo do DF. “Esperamos poder sempre contribuir na elaboração de ferramentas e na coleta de dados que resultem na facilitação de diagnósticos para que as políticas públicas sejam promovidas baseadas em evidências” disse Jean Lima, presidente da ipe.
Confira aqui os relatórios e a apresentação da pesquisa “Perfil e Percepção dos Profissionais do Sistema Socioeducativo no Distrito Federal”.
Reportagem: Assessoria de Comunicação Social – ASCOM/ipe
Foto: Francisco Dutra, ipe
Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal
Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080 E-mail: [email protected] Telefone: 3342.1105/3342.2222