(12/06/2012 – 20:09)
No dia de combate ao trabalho infantil, CODEPLAN disponibiliza análise sobre o assunto, com enfoque para o Distrito Federal, baseada em dados obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal (Sedest). Os dados provenientes do IBGE foram coletados entre 2001 e 2009 na Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) e em 2010 no Censo Demográfico.
A análise apresenta, para fins de comparação, dados do Brasil e de suas seis maiores regiões metropolitanas – Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo – que guardam características muito semelhantes as do Distrito Federal.
“De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a expressão trabalho infantil define toda a atividade econômica desempenhada por uma pessoa com menos de 15 anos de idade, seja qual for a situação de trabalho, por exemplo, assalariado, autônomo, familiar, não remunerado. A idade mínima para o trabalho foi determinada pela Convenção 138 e pela Recomendação 146, considerando a idade de conclusão da escolaridade obrigatória.”
Confira a análise, disponibilizada por meio da Diretoria de Políticas Sociais da CODEPLAN, no link abaixo:
. Situação do Trabalho Infantil no Distrito Federal
Ascom/Nilva Rios
Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal
Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080 E-mail: [email protected] Telefone: 3342.1105/3342.2222