Taxa de fecundidade tem trajetória contínua de queda
A CODEPLAN apresentou nesta manhã seu mais novo trabalho: A evolução da fecundidade no DF entre 2000 e 2010, que apontou, entre outras informações, a trajetória contínua de queda na taxa de fecundidade. Segundo a responsável pelo estudo, a socióloga Ana Boccucci, as mães estão tendo filhos cada vez mais tarde.
“As mães estão adiando a maternidade e esta é uma das razões para a queda na fecundidade. Aliados a isso, temos a questão da escolaridade, da inserção no mercado de trabalho e a liberdade de uso de contraceptivos”, diz a socióloga. O estudo apontou ainda a preferência pelo parto cesáreo entre as mães acima dos 30 anos e o parto natural entre as mulheres de 15 a 29 anos, embora esteja crescendo também nesta faixa etária a opção pelo parto cesáreo. Para o presidente da CODEPLAN, Júlio Miragaya, uma das consequências da baixa fecundidade poderá ser a escassez de mão de obra a um curto prazo com a ausência de jovens ingressando no mercado de trabalho e, ainda, a relação de poucas pessoas trabalhando para sustentar um elevado número de pessoas aposentadas.
Esses e outros dados podem ser conferidos na pesquisa, pelo link abaixo.
Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal
Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080 E-mail: ipe@ipe.df.gov.br Telefone: 3342.1105/3342.2222