14/06/23 às 14h46 - Atualizado em 24/10/23 às 8h40

Data: Junho 2023

Este relatório é um dos produtos previstos na Chamada Pública no 03/2021, do Programa de Bolsas de Pesquisa do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal – IPEDF Codeplan, que teve, por objetivos: i) diagnosticar a rede pública de atendimento destinada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Distrito Federal; e ii) identificar lacunas nos serviços públicos voltados para esse público. As entrevistas possibilitaram a análise das concepções de gestores e servidores das Secretarias de Saúde e Educação sobre suas experiências profissionais junto às pessoas com TEA. Os grupos focais com familiares permitiram averiguar suas concepções sobre os serviços públicos, a partir de suas experiências quando acessam os serviços públicos e recebem atendimento para seus filhos e filhas. As lacunas identificadas para os atendimentos às pessoas diagnosticadas com TEA foram as dificuldades de diálogos interinstitucionais e interdisciplinares entre os servidores para conduzir os atendimentos e de diálogos intersetoriais nos serviços. Entre as conclusões, sugere-se que uma maior articulação entre as redes de serviços permitiria atendimentos mais integrados e com maior qualidade às pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Link para a notícia:

Conheça os guias de ações e serviços para pessoas idosas com demência e seus cuidadores e para pessoas com TEA

Produto da pesquisa:

Relatório Guia de Ações e Serviços

IPEDF – INSTITUTO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA DO DISTRITO FEDERAL. Diagnóstico dos Serviços de Atendimento às Pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Distrito Federal. Relatório. Brasília: IPEDF, 2023.

IPEDF – INSTITUTO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA DO DISTRITO FEDERAL. Guia de Ações e Serviços – Orientações e Serviços de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Distrito Federal (DF). Guia de Ações e Serviços. 2 ed. Brasília: IPEDF, 2023.