As pesquisas realizadas pelo IPEDF, junto à população de Brasília e da sua Periferia Metropolitana, são atividades frequentes e rotineira. Atualmente, as pesquisas de campo estão sendo realizadas por meio de e-mail, contatos telefônicos ou presenciais, a depender do objetivo a ser alcançado.
Quando o morador aceita responder a pesquisa de forma presencial, são cumpridas todas as recomendações de prevenção e distanciamento social, em função da pandemia do coronavírus.
Responder a essas pesquisas é de grande importância não só para o IPEDF como para a própria população, pois seus resultados, além de orientar o governo a desenhar políticas públicas adequadas à realidade da população, são fontes de informação e conhecimento da realidade social, econômica e urbana da região.
As pesquisas guardam sempre o sigilo dos entrevistados. O IPEDF não solicita que o pesquisado apresente documento pessoal nem informe dados bancários.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail ou pelos ramais de cada pesquisa, indicados abaixo.
. | Percepção do Carnaval do DF 2023: uma abordagem via Central 156 |
Objetivo: Coletar a percepção dos cidadãos sobre os serviços públicos, como segurança, transporte e limpeza, durante o período do Carnaval. Busca-se, também, levantar informações sobre gastos , com o objetivo de estimar o movimento monetário durante o evento cultural.
Abrangência: Moradores do Distrito Federal.
Parcerias: Secult, Segov, Seplad e Central 156.
Período de coleta: fevereiro a abril de 2023 por meio de Pesquisa telefônica com a Central 156.
CONTATO (61) 3342-1752
|
. | Travessia de Pedestres no Eixo Rodoviário – Eixão |
Objetivo: Pesquisa sobre pessoas que atravessam o Eixo Rodoviário – Eixão. A iniciativa visa averiguar as condições das passagens subterrâneas e fatores que incentivam os moradores a andar a pé. A pesquisa também busca avaliar a visão dos moradores sobre as passagens subterrâneas do Plano Piloto.
Abrangência: Moradores da Região Administrativa I – Plano Piloto.
Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com Universidade de Brasília (UnB), Secretaria de Transporte e Mobilidade (SEMOB), Andar a Pé – O Movimento da Gente e a Administração Regional do Plano Piloto (RA-I) e Central 156.
Período de coleta: janeiro a março de 2023 por meio de Pesquisa telefônica com a Central 156.
Pesquisador colaborador: . Wilde Cardoso Gontijo Júnior
CONTATO anamaria.martins@ipe.df.gov.br (61) 3342-1717
|
. | Pesquisa Distrital por Amostra de Empresas – PDAE 2023 |
Objetivo: A Pesquisa Distrital por Amostra de Empresas (PDAE 2023) é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF). Trata-se de pesquisa inédita com a finalidade de verificar o potencial das vagas técnicas no Distrito Federal dando dimensão das necessidades das empresas associadas à demanda. Seu objetivo é escutar as empresas do DF sobre a capacitação e as necessidades de mão de obra no DF.
Para coletar os dados da pesquisa, os pesquisadores do IPEDF visitarão as empresas (micro, média, pequena e grande) localizadas nas Regiões Administrativas do Distrito Federal e aplicarão um questionário eletrônico. Não há perguntas pessoas e nem sobre impostos, faturamento ou qualquer outra informação sensível da empresa.
Importância da pesquisa: A pesquisa pretende consultar as empresas para entender as necessidades e, com isso, gerar insumos para a produção de políticas públicas que visam à melhoria na oferta de mão de obra técnica no Distrito Federal.
Período de coleta: março a setembro de 2023
Para saber mais sobre a pesquisa:
CONTATO Para dúvidas e esclarecimentos adicionais, nossa equipe está à disposição pelos telefones e endereços eletrônicos: (61) 3342-2264/1752
Nota: O atendimento e a coleta ocorrem entre 8h e 18h em dias úteis.
|
. | Pessoas idosas com demência e cuidadores no Distrito Federal |
IPEDF realiza pesquisa em parceria sobre cuidados de pessoas idosas com demência ou em processo de diagnóstico. Saiba mais!
Objetivo: A pesquisa “Estudo sobre pessoas idosas com demência e cuidadores no Distrito Federal” é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal – IPEDF Codeplan. Trata-se de pesquisa inédita sobre cuidados de pessoas idosas com diagnóstico de demência ou em processo de diagnóstico no Distrito Federal. O objetivo da pesquisa é ouvir as cuidadoras e cuidadores: familiares, particulares ou profissionais sobre as demandas de cuidado e identificar as características sociodemográficas desses grupos.
Para coletar os dados, a empresa Qualitest visitará Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPIs), Unidades Básicas de Saúde (UBS), ambulatórios de geriatria vinculados à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) e domicílios de pessoas que se cadastraram previamente, por meio de um cadastro voluntário, para responderem ao questionário da pesquisa. Serão coletados, presencialmente, dados de 1.080 cuidadores/as, e por telefone, de 192 cuidadores/as.
Importância da pesquisa: A pesquisa pretende levantar evidências para entender as necessidades das pessoas idosas com demência e de seus cuidadores e, com isso, gerar insumos para a produção de políticas públicas que visam à melhoria na oferta de serviços públicos no Distrito Federal para esses grupos..
Para saber mais sobre a pesquisa: www.picd.com.br
CONTATO (61) 3342-2245
|
. | Desenvolvimento Infantil e Parentalidades no Distrito Federal |
Objetivo: A pesquisa levantará informações sobre o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional de crianças de até seis anos no Distrito Federal, o perfil dos/as cuidadores/as e suas demandas por apoio e cuidados e fatores sociais que podem auxiliar ou dificultar aspectos do desenvolvimento dessas crianças.
Para isso, o IPEDF por meio dos pesquisadores/as da Foco visitarão 1.825 domicílios em todo o território do Distrito Federal.
Público-alvo desta pesquisa: Cuidadores/as de crianças de zero a seis anos em todo o território do Distrito Federal.
Importância da pesquisa: As informações obtidas a partir desta pesquisa subsidiarão as diferentes secretarias do Governo do Distrito Federal no desenho de políticas públicas e serviços para apoiar a primeira infância e seus cuidadores/as no Distrito Federal.
Parcerias: A pesquisa é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal – IPEDF Codeplan, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça do Distrito Federal e com o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal.
Período de abrangência: Os dados serão coletados entre setembro e outubro de 2022.
Para saber mais sobre a pesquisa: www.dip.ipe.df.gov.br
CONTATO (61) 3327-2245
|
. | Regularização Fundiária |
Objetivo: Elaboração de Diagnóstico sobre a regularização fundiária no Distrito Federal.
Acordo de Cooperação Técnica (ACT 004/2019) com o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Pesquisa demandada pela Defensoria Pública do Distrito Federal em conjunto com professoras que coordenam alguns dos projetos da Clínica de Direitos do UniCEUB.
Abrangência: Todas as Regiões Administrativas do Distrito Federal, conforme existência de Condomínios em regularização no território da Região Administrativa no Portal da Regularização.
Período de coleta: Etapa 1: Acesso ao Portal de Regularização entre outubro/2021 a janeiro/2022. Etapa 2: Entrevistas com administradores de condomínios em execução até setembro de 2022. Para responder esse questionário, acesse: https://forms.gle/2sYbFFJAbXj5RXsr8
CONTATO (61) 3342-1089
|
. | Índice Urbano de Desempenho Ambiental para o Distrito Federal (IUDA-DF) – Atualização 2021 |
Objetivo: Avaliar o desempenho ambiental das áreas urbanas de cada Região Administrativa no Distrito Federal para subsidiar o monitoramento, a elaboração de instrumentos de planejamento urbano e a gestão de políticas públicas urbanas e ambientais.
Abrangência: Localidades das 33 Regiões Administrativas do Distrito Federal estabelecidas na Pesquisa Domiciliar por Amostra de Domicílios (PDAD).
Período de coleta: bianual, a partir dos dados da PDAD.
CONTATO (61) 3342-1089
|
. | Índice de Bem-Estar Urbano (IBEU) – Atualização 2021 |
Objetivo: Identificar e evidenciar as condições de bem estar ofertadas à população nos espaços urbanos considerando os aspectos da mobilidade, das condições ambientais e habitacionais, da infraestrutura e dos serviços coletivos.
Abrangência: Localidades das 33 Regiões Administrativas do Distrito Federal estabelecidas na Pesquisa Domiciliar por Amostra de Domicílios (PDAD).
Período de coleta: bianual, a partir dos dados da PDAD.
CONTATO (61) 3342-1089
|
. | Como anda Brasília – Atualização 2021 |
Objetivo: Identificar os meios de transporte utilizados pela população do Distrito Federal nos deslocamentos para trabalho ou estudo a partir de recorte de gênero, idade, raça e renda, atualizando o estudo feito em 2020.
Abrangência: Localidades das 33 Regiões Administrativas do Distrito Federal estabelecidas na Pesquisa Domiciliar por Amostra de Domicílios (PDAD).
Período de coleta: bianual, a partir dos dados da PDAD.
CONTATO renata.florentino@ipe.df.gov.br (61) 3342-1089
|
. | Onde mora Brasília |
Objetivo: Identificar padrões de habitação da população do Distrito Federal em termos de padrões de construção, tipo de morada (casa, casa em condomínio, apartamento) e infraestrutura das cercanias dos domicílios, com recorte de gênero, idade, raça e renda.
Abrangência: Localidades das 33 Regiões Administrativas do Distrito Federal estabelecidas na Pesquisa Domiciliar por Amostra de Domicílios (PDAD).
Período de coleta: bianual, a partir dos dados da PDAD.
CONTATO renata.florentino@ipe.df.gov.br (61) 3342-1089
|
. | Diagnóstico do Transporte Interestadual semi urbano de passageiros – entre DF e Goiás |
Objetivo: Subsidiar o Governo do Distrito Federal com dados, informações, estudos e análises atualizadas sobre a situação do transporte interestadual semiurbano que opera entre os municípios goianos lindeiros e o Distrito Federal.
Abrangência: Municípios da Área Metropolitana de Brasília (AMB) que contam com o serviço de transporte semiurbano de passageiros entre os municípios goianos e o Distrito Federal.
Período de observação: Dados de demanda de 2019, 2020 e até abril de 2021, conforme recebido pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (SEMOB) e dados públicos sobre o transporte interestadual semiurbano da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
CONTATO (61) 3342-1089
|
. | Rede de Inteligência Cooperativa – Fiocruz/FIOTEC/IPEDF |
Objetivo: Compreender as diferentes realidades socioterritoriais do Distrito Federal, por meio de um projeto piloto na RA Sol Nascente/Pôr do Sol, buscando a construção de estratégias conjuntas com a população para a promoção de territórios saudáveis e sustentáveis.
Convênio nº 01/2021 – firmado entre a Codeplan, Fiocruz – Gerência Regional de Brasília e Fiotec.
Abrangência: Região Administrativa Sol Nascente/Pôr do Sol..
Período de vigência: Novembro de 2021 a novembro de 2023. Atividades desenvolvidas ao longo de 2022.
CONTATO (61) 3342-1089
|
. | Habitação de Interesse Social na RIDE-DF e AMB |
Objetivo: Compreender o histórico da Habitação de interesse social no Distrito Federal e nos municípios que têm relações metropolitanas e federativas no âmbito da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal.
Abrangência: Distrito Federal, RIDE-DF e Área Metropolitana de Brasília (AMB).
Período de levantamento: 2009 até o presente, de acordo com a base de dados do Sistema de Gerenciamento da Habitação (SIShab) do Ministério do Desenvolvimento Regional.
CONTATO (61) 3342-1089
|
. | Pesquisa “Gênero e Orientação Sexual, um olhar inclusivo” |
A Codeplan busca levantar informações da população do Distrito Federal nos aspectos de identidade de gênero e orientação sexual e a relação desses aspectos com experiências no acesso a serviços públicos, processos de participação social e em eventuais processos de violência e discriminação.
Para isso, a Codeplan usa duas estratégias de coleta de dados: i) o envio de cartas convite aos respondentes da PDAD 2021 com o link do questionário on line para que esse grupo possa responder a pesquisa; e ii) a disponibilização de link do questionário on-line para toda a população do DF.
O público-alvo desta pesquisa são todas as pessoas residentes no Distrito Federal.
Importância da pesquisa: A pesquisa, além de orientar políticas públicas para a população LGBTQIA+, será fonte de informação e conhecimento sobre a realidade dessa população no Distrito Federal.
Como participar: Para quem recebeu a carta com o convite para a pesquisa basta acessar o questionário pelo link ou pelo QRCode e inserir o código/token presente na carta. Para quem não recebeu a carta convite e deseja participar da pesquisa, a Codeplan disponibiliza o questionário on line para que toda a população residente no Distrito Federal possa responder.
CONTATO (61) 3327-2245
|
. | Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) |
Pesquisa feita em domicílios.
Objetivo: acompanhar mensalmente o mercado de trabalho do Distrito Federal, apresentando dados sobre emprego, desemprego e rendimentos da população
Abrangência: Distrito Federal e 12 municípios da Periferia Metropolitana de Brasília (Águas Lindas, Luziânia, Valparaíso, Formosa, Novo Gama, Planaltina, St. Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental, Cristalina, Padre Bernardo, Alexânia, Cocalzinho de Goiás)
Período de coleta: mensal e contínua
Para saber mais sobre a PED: http://www.codeplan.df.gov.br/ped-pesquisa-de-emprego-e-desemprego/
CONTATO (61) 3342-2272
|
. | Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios nas Áreas Rurais – PDAD Rural 2022 |
Pesquisa feita em domicílios.
Objetivo: levantar as características sociodemográficas da população que vive nas áreas rurais do DF
Abrangência: 69% do território do Distrito Federal, 208 comunidades rurais.
Período de coleta: de março a agosto de 2022
Para saber mais sobre a PDAD Rural
CONTATO (61) 3342-1089
|
Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal
Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080 E-mail: ipe@ipe.df.gov.br Telefone: 3342.1105/3342.2222