29/03/23 às 18h42 - Atualizado em 18/04/24 às 9h52

Eficiência técnica nas escolas públicas brasileiras: a situação do Distrito Federal no contexto nacional

Data: Maio/2016

Neste trabalho, foi estimada a eficiência técnica das escolas públicas brasileiras, para o 5o e 9o ano do ensino fundamental, com intuito de fazer um paralelo entre a situação nacional e a do Distrito Federal, sua Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE) e as suas Regiões Administrativas. A eficiência técnica procura estimar a nota máxima que cada escola poderia atingir levando em consideração os insumos relacionados às condições físicas das escolas, quantidade e qualificação dos professores. Variáveis ligadas ao contexto em que as escolas estão imersas, como o nível socioeconômico, são consideradas, de modo a descontar a ineficiência ligada a esses fatores. Para isso, foram utilizados os dados do Censo Escolar e a Prova Brasil de 2013. As principais conclusões são: as varáveis ligadas à estrutura física da escola têm uma relação positiva com a nota, ao passo que o contexto em que as escolas atuam tem importante impacto na eficiência; há uma maior ineficiência técnica atrelada ao 9o ano em relação ao 5o ano. Uma vez que os anos finais do ensino fundamental estão sob responsabilidade dos estados, e os anos iniciais são de competência dos municípios, a diferença de gestão entre os entes federados pode ser um indicativo dos resultados encontrados. O Distrito Federal está em segundo lugar no ranking de eficiência para o 5o ano e em sexto para o 9o ano. Quando analisada a situação de sua RIDE e Área Metropolitana, percebe-se um aumento de ineficiência na medida em que os municípios de Goiás e Minas Gerais são levados em consideração. Dentro do DF, Regiões Administrativas mais distantes do centro apresentam menores níveis de eficiência. Há, portanto, grande heterogeneidade no DF, a despeito de sua boa posição no ranking nacional.

Link para a notícia:

Eficiência técnica nas escolas públicas foi tema de debate

Apresentação dos resultados:

Produto da pesquisa:

Texto para Discussão

CODEPLAN – COMPANHIA DE PLANEJAMENTO DO DISTRITO FEDERAL. Eficiência Técnica nas Escolas Públicas Brasileiras: a situação do Distrito Federal no contexto Nacional. Texto para discussão. Brasília: Codeplan, 2016.