21/09/23 às 15h54 - Atualizado em 22/09/23 às 12h20

“Eixão do Lazer” é aprovado por moradores das Asa Sul e Norte

IPEDF traz a visão da população do Plano Piloto com a segunda fase da pesquisa “Travessias do Eixão”

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal divulgou, nesta quinta-feira (21), a segunda fase da pesquisa “Travessias do Eixão”, realizada pela Central de Atendimento 156, para compreender a percepção dos moradores da vizinhança ao redor do Eixo Rodoviário.

Ao todo, foram executadas 25 mil ligações com residentes, cadastrados na base de dados do Canal 156 da CODHAB e DETRAN, das quadras 100, 200, 300 e 400 das Asas Sul e Norte, nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2023. Com isso, foi observado que, dos “vizinhos” do Eixão, 52,2% são mulheres e 47,7% homens, com faixa etária predominante de 45 a 59 anos (34,4%), seguida de 35 a 44 (27,5%) e 60 anos ou mais (20,4%).

Dessas pessoas, 99% sabem da existência das passagens subterrâneas, mas há baixa utilização. 47,2% afirmaram utilizá-las raramente, enquanto 12,3% uma vez por semana e apenas 8,6% diariamente. De maneira geral, demonstraram baixo interesse em utilizar (76%).

Separando os dois lados do Eixo, notou-se que os moradores da Asa Norte fazem mais uso das passagens. Por lá, 92,2% dos entrevistados já utilizaram essas passagens, contra 87,7% dos entrevistados da Asa Sul. Em ambos os casos, foram considerados os números dos pesquisados residentes nas Quadras 100, 200, 300 e 400.

Dos que não utilizam os caminhos, 17,5% reagiram de forma positiva ao serem perguntados se gostariam de utilizar, enquanto 6,5% responderam negativamente. No entanto, é importante ressaltar que a grande maioria (76%), afirmou não saber ou não informaram sua preferência nesta questão. Em relação ao que mais agrada e desagrada nas passagens, 51,4% destacaram a segurança que elas oferecem para evitar acidentes de trânsito e 48,5% mencionaram a falta de segurança pública e problemas de iluminação, respectivamente.

Os principais motivos que levam os vizinhos do Eixão a andarem pelas passagens é para acesso ao comércio (27%) e para ir ao Eixão do Lazer (27%). Os outros 46% se dividem entre ir ao trabalho (8,8%), pegar ônibus ou metrô (7,1%), visitar alguém (6,8%), ir ao estudo (4,3%), serviço de saúde ou outros.

EIXÃO DO LAZER

O Eixão do Lazer tem alto índice de aprovação como espaço de lazer e fruição da população. Tanto na Asa Norte como na Asa Sul, 94% afirmam ter frequentado em algum momento e o mesmo percentual se manifesta de maneira positiva quanto à realização da iniciativa.

Confira aqui o sumário executivo, o relatório completo e a análise dos dados