O presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN), Júlio Miragaya, participou na sexta-feira, 19 de abril, de reunião na Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) com a prefeita de Valparaíso de Goiás, Lucimar Nascimento, o presidente da Agência, Vinicius Benevides, o diretor Diógenes Mortari e o superintendente Paulo Guimarães Júnior, além do diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Cristiano Magalhães de Pinho.
A CODEPLAN, atendendo à solicitação da Prefeita Lucimar, articulou a reunião com as direções da Adasa e da Caesb para auxiliar o município na busca de uma solução para o problema enfrentado pela cidade no abastecimento de água. O Acordo de Cooperação Técnica firmado em novembro de 2012 pelos governos do Distrito Federal, de Goiás e pela Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), durante o seminário Perspectivas para o Desenvolvimento da Área Metropolitana de Brasília, promovido pela CODEPLAN e a Casa Civil, prevê que a CODEPLAN seja provedora de assistência técnica aos municípios que compõem a Área Metropolitana de Brasília (AMB), visando o planejamento integrado da região.
O abastecimento d’água em Valparaíso de Goiás só terá solução definitiva em dois ou três anos, com a conclusão da adutora que levará água do reservatório de Corumbá IV até Valparaíso e da Estação de Tratamento de Água neste município. A alternativa de curto prazo para minimizar o problema seria firmar convênio entre a Caesb e a Saneamento de Goiás S/A (Saneago), para que a primeira possa abrir novos poços e promover a substituição de hidrômetros, visando reduzir a perda d’água, que é elevada no município.
O presidente da CODEPLAN defendeu que seja construída uma solução conjunta por Goiás e o DF. “O Governador Agnelo Queiroz já sinalizou claramente o desejo do GDF em cooperar amplamente com os municípios da AMB, não adianta termos uma boa qualidade de vida no DF e nossos vizinhos estarem mergulhados em problemas”, afirmou Miragaya.
Durante o encontro, a direção da Caesb dispôs-se a auxiliar a Prefeitura de Valparaíso de Goiás. “Como empresa pública, não temos interesse de mercado, mas de colaborar com a população do município. O governador Agnelo tem acompanhado toda a iniciativa da Caesb nos municípios vizinhos exatamente por entender que não somos um ente isolado”, afirmou Magalhães de Pinho. “Caso seja necessária a ajuda do Distrito Federal, podemos firmar um acordo de cooperação técnica com o Governo de Goiás”, sugeriu o presidente da Adasa.
Diante do forte crescimento populacional de Valparaíso, a prefeita busca uma solução emergencial para o problema. “Enquanto a população do Brasil cresceu pouco mais de 10% entre 2000 e 2010, a população de Valparaíso aumentou em 40%, agravando a nossa carência por serviços públicos, inclusive o abastecimento d’água”, afirmou a prefeita Lucimar. “Quando um local cresce muito rápido, além do previsto, a infraestrutura não consegue acompanhar”, diagnosticou o diretor da Adasa Diógenes Mortari.
Texto: Mariana Mainenti
Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal
Setor de Administração Municipal – SAM, Bloco H, Setores Complementares – CEP: 70.620-080 E-mail: ipe@ipe.df.gov.br Telefone: 3342.2222