Data: Dezembro/2019
Resumo:
Este estudo investigou a percepção de alunos e de professores sobre violência no espaço escolar no Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns, localizado no Itapoã. Participaram da pesquisa 214 alunos e 35 professores dos turnos matutino e vespertino. Foram pesquisados fatores como: perfil socioeconômico dos alunos; sensação de segurança dentro e fora da escola; identificação de ocorrência de situações de violência no ambiente escolar; confiança dos alunos em relação aos profissionais da escola e à Polícia Militar; convivência com familiares, interesse em temas como igualdade racial, gravidez na adolescência e uso de álcool e drogas. De acordo com os resultados, a violência escolar é um fenômeno multifacetado e mais frequente sob as formas verbal e física. A ocorrência de episódios de violência foi relacionada às ocorrências de uso de drogas – lícitas e ilícitas. Observou-se que a violência no perímetro escolar é sentida pelos alunos, uma vez que o trajeto de casa até a escola é considerado perigoso. Os espaços considerados mais seguros pelos estudantes foram: 1) dentro de casa e 2) dentro da sala de aula. Houve diferenças na sensação de segurança entre meninos e meninas. Elas também se sentem mais seguras com a presença do Batalhão Escolar na porta da escola. Quanto aos tipos de violência, observou-se que os meninos tendem a sofrer mais violência física, enquanto as meninas sofrem mais violência sexual. No relacionamento com a direção, professores e outros profissionais da escola, a opinião dos alunos mostrou-se homogênea e com boa avaliação. Sobre os professores, os resultados apontaram que eles tendem a perceber a escola como um ambiente violento e a associar essa condição ao território em que a escola está localizada. Para eles, a violência intraescolar é reflexo do ambiente em que eles vivem.
Link para a notícia:
“Estudo sobre percepção de violência em escola“
Produto da pesquisa:
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