18/08/2025 às 17h00 - Atualizado em 18/08/2025 às 17h01

IPEDF promove 1º Seminário sobre infância, cidade e natureza

Evento reúne autoridades e especialistas para discutir integração entre políticas públicas, meio ambiente e desenvolvimento infantil

COMPARTILHAR

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), em conjunto com a Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUS), a Secretaria de Educação, a Coordenação da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o Governo Federal e demais órgãos, realiza, o “1º Seminário: Cidade e Natureza: Teoria e Prática na Primeira Infância”. O evento acontece durante todo o dia desta segunda-feira (18), no Auditório Rômulo Mello, na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


O seminário integra a programação oficial do “Mês da Primeira Infância” e tem como objetivo promover um espaço de diálogo interinstitucional voltado à integração entre meio ambiente, território, políticas públicas e desenvolvimento infantil no Distrito Federal, reforçando  a necessidade de que crianças cresçam em um ambiente onde a natureza esteja presente.


A abertura do evento contou com a presença do diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino; a juíza coordenadora do TRT10, Laura Ramos; Katiana Souza, representando a Secretaria de Educação; a subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da SEJUS, Maria Lucena; além de outras autoridades do GDF e organizações não governamentais (ONGs). Os debates e apresentações seguem na parte da tarde. 


O diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino, destacou que “é da nossa atribuição, como instituto, trabalhar essas parcerias com outros órgãos para contribuir com projetos como esse. Agora, estamos em articulação com o comitê da primeira infância, trazendo novas pautas sobre natureza e cidades".


Para a subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes (SUBPCA/Sejus-DF), Maria Lucena, “é uma alegria participar desse seminário que nasceu da escuta das nossas crianças. Foram elas que nos mostraram a importância de ter espaços próximos para brincar e conviver em contato com a natureza. Quando colocamos essa voz no centro das políticas públicas, damos um passo concreto para que o Distrito Federal seja uma cidade que acolhe, cuida e respeita a infância.” 


Já para o diretor de Estudos e Políticas Ambientais e Territoriais (Depat), Werner Vieira, "este seminário representa o fortalecimento de uma rede intersetorial que coloca a infância no centro do planejamento urbano e ambiental. É preciso garantir que as crianças tenham acesso seguro, digno e contínuo aos espaços urbanos e naturais de qualidade e ir além, levar a natureza para dentro das escolas e também garantir mobilidade infantil."


A coordenadora de Estudos Ambientais da Depat, Aline Nóbrega, ressalta que “o seminário é uma das primeiras ações na temática de meio ambiente e território no mês da primeira infância. Ele aborda a urgência de integrar as pautas ambientais e das cidades no tema da infância.”


A participação é gratuita e não há necessidade de inscrição.

Confira a programação do 1° Seminário Cidade e Natureza