Violência contra profissionais de enfermagem no Distrito Federal
Resumo:
A pesquisa “Violência contra profissionais de enfermagem no Distrito Federal" teve como objetivo compreender as violências praticadas contra enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem, ao mapear o que antecede essas situações, como elas ocorrem e quais são suas principais consequências. Foram coletadas informações sobre quem é o agressor, forma e local da agressão, número de ocorrências e consequências para as vítimas, utilizando duas estratégias de coleta de dados. A primeira consistiu na aplicação de um survey com perguntas objetivas sobre eventos de violência nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa, contemplando situações de agressões verbais, assédio moral, violência física e assédio. A segunda envolveu a produção de dois roteiros de entrevistas semiestruturadas que abarcasse as dimensões e complexidades desse fenômeno: um voltado às gestoras de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais; e outro destinado às enfermeiras e técnicas que atuavam nesses espaços. Com esta publicação, espera-se que os resultados auxiliem a promover ações, programas e políticas direcionadas às especificidades dos tipos de violência que atingem essas profissionais, além de amparar as entidades competentes no combate a esse problema.
Produtos da pesquisa:
Relatório | Sumário Executivo | Mapeamento | Painel Interativo |
Dados da pesquisa:
– Base de dados (técnicas e auxiliares de enfermagem)
– Roteiro (enfermeiras e técnicas)
– Script
Como citar:
IPEDF – INSTITUTO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA DO DISTRITO FEDERAL. Violência contra profissionais de enfermagem no Distrito Federal. Relatório. Brasília: IPEDF, 2025.
IPEDF – INSTITUTO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA DO DISTRITO FEDERAL. Violência contra profissionais de enfermagem no Distrito Federal. Mapeamento de iniciativas societais e governamentais contra a violência na área da enfermagem. Brasília: IPEDF, 2025.
IPEDF – INSTITUTO DE PESQUISA E ESTATÍSTICA DO DISTRITO FEDERAL. Violência contra profissionais de enfermagem no Distrito Federal. Sumário executivo. Brasília: IPEDF, 2025.